Afinal, é bom ou mau sentirmos ciúmes?
Acho bastante interessante falarmos sobre estes assuntos. Penso que é necessário ter cuidado e muita atenção a relacionamentos abusivos. Os extremos da possessividade e da tentativa de controlar o outro são alertas de que a relação não é saudável. No entanto, tudo começa com um sentimento nocivo: o ciúme.
Os ciúmes derivam da insegurança e da necessidade de posse, e esses são medos que nos distanciam daquilo que supostamente é o amor.
Os ciúmes não podem fazer parte do amor, pois são um sinal de que há algo que não está certo. No fundo toda a necessidade de posse acaba por destruir a liberdade de sermos quem somos sem ter de controlar cada passo que damos.
O ciúme excessivo acaba com qualquer relacionamento. O ciúme pode levar a um comportamento obsessivo - compulsivo, o que destruirá muitas das bases que sustentam uma relação.
Sentir ciúmes faz parte, pois todos nós temos medos e inseguranças. Sentir ciúmes é natural, até certo ponto. Quando os ciúmes quebram as barreiras da nossa liberdade, passa a ser perigoso e não podemos aceitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário