quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Quando o corpo e a mente quebram



Hotel Villas da Fonte, Leiria, Portugal


Todos nós podemos quebrar, todos nos podemos esgotar psicologicamente, sobretudo quando há situações na vida que nos deixam mais vulneráveis.
Como resultado de uma constante entrega e dedicação aos outros e a tudo o que nos rodeia, deixamos de olhar para nós mesmos e acabamos consumidos por pequenos problemas, tornando-se muito complicado manter o equilíbrio. Começam as noites mal dormidas, a perda de energia e motivação, o nervosismo e ansiedade, irritabilidade e sensibilidade extremas. Tudo isto, conduz-nos à incapacidade de usufruir dos pequenos momentos da vida que nos trazem prazer.
Eu, como perfecionista, sou bastante exigente comigo mesmo e isso aumenta de forma significativa a pressão que eu próprio coloco em mim. 
Para mim, nem sempre é fácil distanciar-me de algumas situações. Não me consigo desconectar de quem mais amo e quero cuidar. A minha empatia e sensibilidade, por vezes, não trabalha a meu favor.
Não tenho qualquer dúvida de que todos nós conseguimos encontrar a melhor forma de ultrapassar um estado de exaustão mental e emocional. Reencontrar o nosso equilibrio é a primeira meta e para que isso aconteça temos que nos obrigar a descansar, relaxar, dormir bem e fazer exercício. Depois, basta aprender a priorizar as nossas necessidades e amar-nos incondicionalmente. 
Nem sempre é fácil, mas quando chegamos à meta o sabor da vitória é merecedor do esforço.

Sem comentários:

Enviar um comentário